Avançar para o conteúdo principal

Como ser cristão

O cristão não é aquele que nunca cai, mas o que sempre se levanta. Sua vida não deve ser um exemplo para si mesmo, mas para os outros que o cercam; ele não se espelha em qualquer figura humana, mas no exemplo de Jesus Cristo — aquele que foi Deus e homem, mortal e imortal, divino e comum.

O cristão não está livre de erros, mas está preso ao arrependimento. É assim que remedia suas falhas e, desse modo, progride a caminhada que trilha rumo ao seu destino.

O cristão não pertence a este mundo, mas ao mundo que está por vir. Suas afeições, desejos e metas devem estar voltados adiante, não para o presente. A convicção de um reino vindouro deve ser firme e inflexível, assim como todas as suas demais crenças e ideias. Não há cristão algum que não seja firme em seus valores. Nenhum vento consegue dobrá-lo ou impeli-lo a mudar de direção. Ainda que as tempestades irrompam sobre ele, continuará inabalável como uma rocha.

O cristão deve iluminar o ambiente em que está inserido. Nisto consiste a verdadeira pregação do Evangelho — através do exemplo, e depois, através da palavra. Sobre a palavra, o cristão deve conhecê-la tanto quanto conhece a si mesmo. Deve ser douto e especialista nas sagradas letras. Seu coração deve estar penhorado nas promessas de Deus e de Cristo. Uma delas, por exemplo, está registrada em João 16:33:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

A paz do cristão não vem do mundo. Aquele que serve a Cristo é convidado a participar de todas as Suas aflições. A rejeição, o opróbrio e a perseguição são as principais setas disparadas contra todo cristão verdadeiro. O cristão falso é aquele que está em conformidade com o mundo. O cristão que não sofre por Cristo está a um passo de não ser mais cristão.

A paz do mundo não serve ao cristão. Aquele que está em conformidade com os homens, não está em conformidade com Deus. Aquele que está em Deus, entretanto, é convidado a fruir da verdadeira paz — aquela que o mundo não consegue alcançar, pois só pode ser lograda por intermédio de Cristo.

O cristão não se mistura ao mundo, nem o mundo se mistura ao cristão; na verdade, o cristão une-se ao mundo apenas quando o mundo torna-se cristão. Antes disso, deve-se aparecer, não infiltrar. O cristão deve aparecer diante dos homens como os raios do sol da manhã; e ao meio-dia, quando tudo for claro, ele revelará a verdadeira imagem de seu Criador. Todo o cristão vive para revelar a verdadeira face de Deus. Ele é o seu defensor diante dos anjos e dos homens; a quem estará realmente defendendo, isto será dito através de suas ações. Aquele que defende a Deus, defende a si mesmo; e se defende a si mesmo, aos outros defende. O que não defende a Deus, defende o inimigo de Deus, e suas ações irão tornar conhecidas suas verdadeiras intenções.

Nisto está o verdadeiro cristianismo: servir a Deus, amar a Cristo, salvar o próximo e negar-se a si mesmo. O que faz tais coisas é cristão.


Comentários

  1. Amém. Devemos ter a mente de Cristo e seguir suas pisadas.

    ResponderEliminar
  2. Belíssimo texto, se não sabíamos o que é ser um verdadeiro cristão, hoje não ficou nenhuma dúvida, tudo esclarecido, parabéns meu amigo, que Deus continue te inspirando, abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Valores inegociáveis

    Desde cedo nas mais variadas culturas, as pessoas são ensinadas sobre questões éticas, morais, disciplinares, comportamentais, entre outras. Os pais costumam colocar algumas regras nos seus lares para que os filhos, desde crianças, passem a obedecê-las, adquirindo dessa forma responsabilidade e consciência quanto às suas escolhas.  Antes de alguém denominar-se como sendo pertencente a uma determinada religião, por exemplo, conhecerá princípios e valores da mesma, os quais, se forem aceitos, serão defendidos  firmemente por este. O que chamaremos então de VALORES INEGOCIÁVEIS. Inegociável é aquilo que não se negocia. Seria um valor puramente respeitado, obedecido, sagrado. Esses princípios religiosos são cumpridos por homens e mulheres que visam ser espelhos para a vida de outros. Buscam representar Jesus aqui na terra da maneira que acreditam ser a correta. Além de também almejarem dignidade. Uma vez que o batismo ocorre (imersão nas águas que simboliza o arrepe...

PARAFILIAS

E Deus disse: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28 Quando Deus em sua suprema onisciência e bondade decidiu criar a humanidade, Ele não a fez do acaso ou sem um propósito, acima de tudo Deus nos criou para sermos mais semelhantes a Ele e desfrutarmos da benção que é o amor e o relacionamento, a interação.  O inimigo de Deus sempre quis usurpar o trono divino e ter para si a glória e a adoração devidas a Cristo (Isaías 14:12-14). Ao ser expulso do céu, Lúcifer começou um plano de destruição da imagem Divina, ele não se contentou em ter levado à queda uma terça parte dos anjos celestiais, decidiu então tentar a humanidade e deturpar a imagem de Deus nesses seres recém criados. O objetivo de Satanás é destruir na humanidade a imagem de Deus.  Quando paramos para analisar biblicamente a definição Divina para o casamento, a...

Alerta de spoiler!

  “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.” (2 Timóteo 3:1-4) A violência sempre esteve presente na humanidade nas mais diversas formas, praticada por diferentes pessoas nas mais distintas circunstâncias.  Ultimamente, os atos violentos tem se tornado cada vez mais comuns, ao ponto de não nos surpreendermos mais quando algo extremamente trágico acontece. Guerras, assassinatos e abusos estão ocorrendo a todo instante. Mas nós, que guardamos a palavra de Deus, fomos alertados quanto a estas coisas. Deveríamos estar cientes de que, nos últimos dias, sobreviriam sobre o mundo tempos difíceis, tal como lido no versículo inicial. O lugar em que eu moro era bastante tran...