Avançar para o conteúdo principal

Pais - Menos militância, mais constância

Militar por uma causa, independente de qual seja, está na moda. Vivemos em um mundo polarizado, a cada instante somos cobrados a nos posicionar.  Polemizar na internet tem se tornado o novo passatempo de muitos pais cristãos. Longe de julgamentos e condenações, mas será que estamos gastando energia naquilo que realmente importa? De que adianta postar um textão nas redes socais difamando o conteúdo das histórias seculares, se a Bíblia, o livro dos livros, não é aberto no seu lar?

 Há uma luta gigantesca para distorcer o conceito de família estabelecido no Éden. Tal artimanha maligna tem gerado preocupação no meio protestante. É preciso ter consciência que não há como impedir à propagação do mal, mas podemos desenvolver estratégias para nos blindar. Ao invés de passar tempo nas plataformas digitais levantando bandeiras, não seria mais sensato dedicar tempo explicando para seu filho (a) que o casamento instituído por Deus é monogâmico e heterossexual? 

Assim, quando a criança for exposta a uma ideia contrária à das escrituras ele (a) terá argumentos satisfatórios para dar razão a sua crença. “Precisamos tornar a educação de nossos filhos uma preocupação, pois a salvação deles depende em grande parte da educação que lhes é dada na infância. ”  (Ellen White, Orientação para Criança, p.19). 
Você tem buscado maneiras de incutir as verdades bíblicas na mente das crianças ou tem passado os dias recolhendo assinaturas para impedir que um novo projeto maléfico, contra a família, seja aprovado?  Não é sobre fechar os olhos, ser conivente com o mal, é sobre agir com prudência, investir tempo naquilo que realmente importa. 

 Entre as incumbências que recai sobre os pais está a transmissão dos valores bíblicos como lemos em Deuterômio 6: 6-7. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”. Esse texto nos ensina sobre a necessidade da constância no processo do educar. Os ensinamentos não devem acontecer de forma aleatória, mas de maneira sistemática e gradual levando em consideração a idade. 
Os sete primeiros anos de vida, também conhecido como setênio, são fundamentais no processo formativo do indivíduo. Ballet, natação, inglês, certamente são atividades que ajudarão no desenvolvimento infantil. Entretanto, como cristãos devemos priorizar o conhecimento sobre o lar eterno. 

Educar é um processo árduo que requer tempo, esforço e paciência. Diante da sensação de incapacidade, lembre-se das palavras do apóstolo “ Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” Tiago 1: 5. Pais é hora de militar menos e ser mais constantes no culto familiar, no estudo da bíblia, na oração. Nossa prioridade deve ser salvar os de casa ( I Timóteo 5:8). 

Autoria: Talyta Brito 

Comentários

  1. Precisamos vigiar mais ,ler mais a Palavra e viver em Cristo sempre.Bom texto.Parabens

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Valores inegociáveis

    Desde cedo nas mais variadas culturas, as pessoas são ensinadas sobre questões éticas, morais, disciplinares, comportamentais, entre outras. Os pais costumam colocar algumas regras nos seus lares para que os filhos, desde crianças, passem a obedecê-las, adquirindo dessa forma responsabilidade e consciência quanto às suas escolhas.  Antes de alguém denominar-se como sendo pertencente a uma determinada religião, por exemplo, conhecerá princípios e valores da mesma, os quais, se forem aceitos, serão defendidos  firmemente por este. O que chamaremos então de VALORES INEGOCIÁVEIS. Inegociável é aquilo que não se negocia. Seria um valor puramente respeitado, obedecido, sagrado. Esses princípios religiosos são cumpridos por homens e mulheres que visam ser espelhos para a vida de outros. Buscam representar Jesus aqui na terra da maneira que acreditam ser a correta. Além de também almejarem dignidade. Uma vez que o batismo ocorre (imersão nas águas que simboliza o arrepe...

PARAFILIAS

E Deus disse: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28 Quando Deus em sua suprema onisciência e bondade decidiu criar a humanidade, Ele não a fez do acaso ou sem um propósito, acima de tudo Deus nos criou para sermos mais semelhantes a Ele e desfrutarmos da benção que é o amor e o relacionamento, a interação.  O inimigo de Deus sempre quis usurpar o trono divino e ter para si a glória e a adoração devidas a Cristo (Isaías 14:12-14). Ao ser expulso do céu, Lúcifer começou um plano de destruição da imagem Divina, ele não se contentou em ter levado à queda uma terça parte dos anjos celestiais, decidiu então tentar a humanidade e deturpar a imagem de Deus nesses seres recém criados. O objetivo de Satanás é destruir na humanidade a imagem de Deus.  Quando paramos para analisar biblicamente a definição Divina para o casamento, a...

Alerta de spoiler!

  “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.” (2 Timóteo 3:1-4) A violência sempre esteve presente na humanidade nas mais diversas formas, praticada por diferentes pessoas nas mais distintas circunstâncias.  Ultimamente, os atos violentos tem se tornado cada vez mais comuns, ao ponto de não nos surpreendermos mais quando algo extremamente trágico acontece. Guerras, assassinatos e abusos estão ocorrendo a todo instante. Mas nós, que guardamos a palavra de Deus, fomos alertados quanto a estas coisas. Deveríamos estar cientes de que, nos últimos dias, sobreviriam sobre o mundo tempos difíceis, tal como lido no versículo inicial. O lugar em que eu moro era bastante tran...