Avançar para o conteúdo principal

Um sentimento perigoso.

 


Você certamente já sentiu ciúmes de algo ou de alguém; ou ainda, foi a vítima do mesmo. Pode até ter provocado propositalmente determinada pessoa visando surgimento desse sentimento nela pela sua atitude, como também, pode ter sido o provocado da vez. 

O ciúme se trata do receio de perder alguma coisa, da busca por posse da pessoa amada, e geralmente é baseado na falta de confiança em outrem. 

Na Bíblia é apresentado dois tipos de ciúmes; esse primeiro já mencionado, e o ciúme de zelo. Deus sente ciúmes do seu povo quando se desvia dele, mas não age de maneira cruel, está disposto a perdoar. 

Temos um exemplo bem claro do assunto em questão em Gênesis, no capítulo 37. Relata a história de José e seus irmãos.
Jacó, o pai deles, era de idade avançada quando José nasceu, e por isso o amava muito, mais do que aos outros filhos. Ele presenteou José com uma túnica longa e linda, o que despertou extremo ciúme e raiva nos demais. Versos 3 e 4:
 
³Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas. ⁴Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele. 

Por conta de todo ódio que sentiam de José, fizeram uma enorme crueldade com ele. 
Se quiser entender melhor o desfecho da história desse capítulo, leia na sua bíblia. Mas, saiba que a atitude dos irmãos de José, motivados pelo ciúme exagerado, foi terrível! Quando permitimos sentimentos ruins adentrarem o nosso coração, as consequências são drásticas!

Quantas vezes fizemos besteiras e chateamos alguém por estarmos enciumados?
Comigo já aconteceram situações altamente inusitadas. 

Em uma ocasião, eu estava participando de um concurso no instagram e fui pedir aos meus seguidores no direct que curtissem o meu vídeo cantando, a todos sem exceção, pois ganhava aquele que tivesse mais curtidas. E um dos meninos me respondeu que tinha curtido e que eu cantava bem. Agradeci, e o assunto foi encerrado. Depois, só vi uns xingamentos pela barra de notificação, era a namorada do menino pelo Instagram dele, surtando por absolutamente nada.... nem dei bola! Nesses momentos o que importa é a nossa consciência. 

Se você anteriormente agiu de modo abusivo/tóxico com outra pessoa por puro ciúme, comece a desenvolver alto controle e domínio próprio. 
Tente melhorar a cada dia, ore e peça ajuda ao Pai. Caso sintamos ciúme, que seja zeloso, demonstrando cuidado e amor pelo outro, e não machucando-o.

Hoje te desafio a pedir perdão a alguém que você possa ter magoado com relação ao que foi explorado nesse texto.
Que possamos evoluir diariamente, para parecermos mais com aquEle que deve ser o nosso espelho: Jesus. ⭐

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun...

Valores inegociáveis

    Desde cedo nas mais variadas culturas, as pessoas são ensinadas sobre questões éticas, morais, disciplinares, comportamentais, entre outras. Os pais costumam colocar algumas regras nos seus lares para que os filhos, desde crianças, passem a obedecê-las, adquirindo dessa forma responsabilidade e consciência quanto às suas escolhas.  Antes de alguém denominar-se como sendo pertencente a uma determinada religião, por exemplo, conhecerá princípios e valores da mesma, os quais, se forem aceitos, serão defendidos  firmemente por este. O que chamaremos então de VALORES INEGOCIÁVEIS. Inegociável é aquilo que não se negocia. Seria um valor puramente respeitado, obedecido, sagrado. Esses princípios religiosos são cumpridos por homens e mulheres que visam ser espelhos para a vida de outros. Buscam representar Jesus aqui na terra da maneira que acreditam ser a correta. Além de também almejarem dignidade. Uma vez que o batismo ocorre (imersão nas águas que simboliza o arrepe...

PARAFILIAS

E Deus disse: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28 Quando Deus em sua suprema onisciência e bondade decidiu criar a humanidade, Ele não a fez do acaso ou sem um propósito, acima de tudo Deus nos criou para sermos mais semelhantes a Ele e desfrutarmos da benção que é o amor e o relacionamento, a interação.  O inimigo de Deus sempre quis usurpar o trono divino e ter para si a glória e a adoração devidas a Cristo (Isaías 14:12-14). Ao ser expulso do céu, Lúcifer começou um plano de destruição da imagem Divina, ele não se contentou em ter levado à queda uma terça parte dos anjos celestiais, decidiu então tentar a humanidade e deturpar a imagem de Deus nesses seres recém criados. O objetivo de Satanás é destruir na humanidade a imagem de Deus.  Quando paramos para analisar biblicamente a definição Divina para o casamento, a...