Avançar para o conteúdo principal

Um sentimento perigoso.

 


Você certamente já sentiu ciúmes de algo ou de alguém; ou ainda, foi a vítima do mesmo. Pode até ter provocado propositalmente determinada pessoa visando surgimento desse sentimento nela pela sua atitude, como também, pode ter sido o provocado da vez. 

O ciúme se trata do receio de perder alguma coisa, da busca por posse da pessoa amada, e geralmente é baseado na falta de confiança em outrem. 

Na Bíblia é apresentado dois tipos de ciúmes; esse primeiro já mencionado, e o ciúme de zelo. Deus sente ciúmes do seu povo quando se desvia dele, mas não age de maneira cruel, está disposto a perdoar. 

Temos um exemplo bem claro do assunto em questão em Gênesis, no capítulo 37. Relata a história de José e seus irmãos.
Jacó, o pai deles, era de idade avançada quando José nasceu, e por isso o amava muito, mais do que aos outros filhos. Ele presenteou José com uma túnica longa e linda, o que despertou extremo ciúme e raiva nos demais. Versos 3 e 4:
 
³Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas. ⁴Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele. 

Por conta de todo ódio que sentiam de José, fizeram uma enorme crueldade com ele. 
Se quiser entender melhor o desfecho da história desse capítulo, leia na sua bíblia. Mas, saiba que a atitude dos irmãos de José, motivados pelo ciúme exagerado, foi terrível! Quando permitimos sentimentos ruins adentrarem o nosso coração, as consequências são drásticas!

Quantas vezes fizemos besteiras e chateamos alguém por estarmos enciumados?
Comigo já aconteceram situações altamente inusitadas. 

Em uma ocasião, eu estava participando de um concurso no instagram e fui pedir aos meus seguidores no direct que curtissem o meu vídeo cantando, a todos sem exceção, pois ganhava aquele que tivesse mais curtidas. E um dos meninos me respondeu que tinha curtido e que eu cantava bem. Agradeci, e o assunto foi encerrado. Depois, só vi uns xingamentos pela barra de notificação, era a namorada do menino pelo Instagram dele, surtando por absolutamente nada.... nem dei bola! Nesses momentos o que importa é a nossa consciência. 

Se você anteriormente agiu de modo abusivo/tóxico com outra pessoa por puro ciúme, comece a desenvolver alto controle e domínio próprio. 
Tente melhorar a cada dia, ore e peça ajuda ao Pai. Caso sintamos ciúme, que seja zeloso, demonstrando cuidado e amor pelo outro, e não machucando-o.

Hoje te desafio a pedir perdão a alguém que você possa ter magoado com relação ao que foi explorado nesse texto.
Que possamos evoluir diariamente, para parecermos mais com aquEle que deve ser o nosso espelho: Jesus. ⭐

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã