Avançar para o conteúdo principal

Satã, muito prazer!


Chamam-me Satã, mas tenho outros nomes. Usai o que preferir. Os nomes não importam. Sou a mesma coisa, em todas as coisas.  

Uma vez fui anjo de luz. Hoje, sou adversário. Inimigo. Acusador. De tal forma irresoluta chamam-me aqueles contra os quais me rebelei; concluí vós, portanto, quem é o acusador da história.

Desde então, vivo para um só propósito; locomovo-me, mortifico-me, dia após dia, em cessar, sem descansar, para meu único desígnio. Todo o mal é meu. Eu o criei, eu o produzi. Porque eu sou o próprio mal. E vós sabeis disso; podeis evitar-me ou, ao menos, afirmar que evitam-me, que sentem ódio dele e de mim, que me enojam, entojam, evitam. Mas eu sei, e por isso é que tanto sucesso eu esbanjo, que não passam de meras palavras. Vós amais o mal; vós buscais a morte. Vós amais a mim.

Se não fosse assim, pobre criatura, eu não seria o príncipe deste mundo. Governo todos os corações, todas as mentes, e as almas estão todas sob o aio da minha mão. Andam de braços atados, voluntariamente, na corrente que as ofereço, em troca de uma vil e débil liberdade. E vós amais, ah, como amais ser meus escravos! Porque vos ofereço falsa liberdade, ilusões efêmeras, e estais ainda dispostos a trocar vossa salvação eterna por aquilo que ofereço! Vossas escolhas mostram isso corriqueiramente. Caem sempre nas minhas mesmas misérias. E a cada pecado que cometem, a cada passo errado que dão, posso rir, divertir-me zombando daquele que mais odeio. Quando chegam a mim, afastam-se dEle; não há outra opção. E posso cuspir no rosto dEle por vós, a cada tropeço voluntário que fazeis para desprezá-Lo.

Não me podeis evitar. Estou em tudo. Meus olhos vos acompanham a todo instante. Estudo, com aqueles com quem trabalho, vossa alma, vossos desejos, aspirações, aptidões, índoles. Sopro em vosso ouvido o ar de minhas mentiras, e assim, por aceitá-las, construís vosso caráter baixo. E não sabeis quando isto acontece; porque vos contamino com a saliva de minha boca. E como eu, defendem o mal, chamando-o bem; a mentira torna-se verdade. E assim, eu vos domino.

Eu criei este mundo, não Ele. O mundo que Ele criou, oh, doce ilusão! Ele não mais existe. Pois não havia morte, miséria, dor e nem sofrimento; e o que é este mundo, sem tais atributos?

As trevas engoliram a face do abismo. Todos acreditam em mim. Acreditam quando digo que Ele não existe, e que tudo é caos... oh, como acreditam! Acreditam quando lhes digo que a vida é curta, que deve ser aproveitada ao máximo. Assim, obedecem-me quando sujeitam-se aos prazeres da carne. Acreditam quando os digo que a liberdade está longe da lei, das regras, das normas, e que não é possível ser feliz e viver moralmente, conforme as leis dEle. Nisto acreditam! Então são capturados sob minha proposta. Acreditam em mim quando lhes ofereço dinheiro, fama, poder, posses, riquezas; quando fazem o que querem, quando vendem-se ao trabalho; quando matam, quando roubam, quando cobiçam. Quando vendem o corpo, de todas as formas e maneiras. Quando acreditam em superioridade, egoísmo, mas também em débil coletivismo, em igualdade estéril. Acreditam em mim, quando prostram-se aos seus ídolos, de barro, de ouro e de carne; quando iram-se, quando adulteram, quando invejam; e também quando oram, comungam, jejuam, vigiam, alegram-se, pobres iludidos, numa falsa religião, num falso êxtase de fé, numa cega e vil obediência a um falso deus! Ah, como me alegro! Porque assim pensam estarem salvos, mas estão em mesmerismo, bestializados, podres, abjetos, piores que animais, queimando a própria carne com a brasa que os ofereço!

Sim! E assim, meu objetivo é alcançado: eu O firo, O magoo, O machuco. E o prazer que tenho ao vê-Lo ferido, ainda com piores chagas do que aquelas com as quais o feri no Gólgota, é ainda mais saboroso para mim do que o cheiro da própria morte. E eu me iro quando uma alma, antes presa em meu rodeio, volta-se para Ele, esperançosa, e assim Ele o aceita; porque é misericordioso, amoroso, tardio em irar-Se; e porque nEle há a verdade, dura verdade, mas que converte, que ajuda, que salva, e que traz felicidade: algo do qual fui privado, fui deserdado. E é por isso que privo os homens dela, para que sofram, como também eu sofro, nesta prisão de infernal desgraça!

Mas ainda estou aqui. E terão de me enfrentar, se não quiserem enfrentá-Lo. Terão de me amar, se não quiserem amá-Lo; obedecer-me-ão, se recusarem a obedecer-Lhe.

Continua, meu servo, continua a me dar ouvidos! Continua a servir-me! E vós, que pensais que sou uma besta, um diabo, uma figura anedótica, continuai a pensar-me assim! Muito me apraz, muito me dá gosto!

Continua, vós que me odiais, mas que me servis. Continua, não me abandones.

Continua, vós que me subestimais, que dizeis nem tudo é do diabo, que chamais de extremistas aqueles que me evitam! Ah, prossegui em sua filosofia, pois ela é a mais prazerosa para mim.

E vós, que não creis em mim, que me tratais como metáfora, como produto de imaginação, como invencionice espúria de mentes criativas... oh, agora estou rindo, porque isto me delicia! Continuai, escravo, a gabar-se de ser mais do que eu! Porque assim será mais fácil enredá-lo, escravizá-lo, dominá-lo... e terei mais tempo para divertir-me enquanto brinco com vossa alma, tal como um gato brinca com o camundongo antes de lhe arrancar a cabeça com os dentes de sua boca.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã