Hoje eu quero falar sobre um personagem bíblico que, particularmente, eu não gosto. Em parte por ele ter espancado sua jumenta, o que me deixou furiosa ao ler a história, e que Ellen White me confortou em Os Escolhidos quando fala, na página 271: "Aqueles que maltratam um animal porque ele está sob seu domínio são ao mesmo tempo covardes e tiramos. Muitos não se dão conta de que a sua crueldade um dia será conhecida, pois os pobres animais mudos não a podem revelar. Se os olhos dessas pessoas se abrissem, elas veriam um anjo de Deus em pé como testemunha para testificar contra elas no tribunal celestial. Aproxima -se o dia em que um juízo será pronunciado contra aqueles que maltratam as criaturas de Deus."
No caso de Balaão, o animal falou e inclusive "poupou sua vida", fato é que muitas pessoas tratam os animais como se fossem seus próprios escravos, deixando-os viver de forma descuidada e isso não é visto com bons por Deus, pois Ele é justo e assim como cuida de nós, espera que cuidemos das suas outras obras e criaturas também.
Esse não é o único motivo pra eu não gostar de Balaão, mas pensando bem esse personagem é até necessário, pois nos mostra como não devemos ser ou o que não devemos fazer: teimoso, cabeça dura, desobediente, e com uma terrível inclinação pro mal. Te lembra alguém?! É, eu lembrei de mim.
Quantas vezes a gente pergunta uma coisa pra Deus e mesmo quando Ele diz não a gente vai lá e faz, e aí dá errado mas a gente continua tentando, fingimos que não estamos nem ouvindo, quando Deus mostra a gente se faz de cego, e no fim Ele ainda está disposto a nos perdoar e nos quer de volta. No caso de Balaão, ele não quis outra chance de fazer o certo.
Talvez eu não goste de Balaão porque ele me mostra exatamente o que eu, como ser humano, faço de errado muitas vezes, a diferença entre ele e eu e entre ele e você, é que a gente ainda pode escolher ficar do lado Deus.
Você pode ler a história de Balaão na íntegra, na Bíblia Sagrada, no livro de Números, capítulos 22 a 24.
Verdade...que a história de Balaão nos sirva de aprendizado, para não cometermos os mesmos erros...
ResponderEliminarA história de Balaao nos mostra o que não fazer. Deus tinha esse objetivo ao relata-la na Bíblia. A teimosia humana é grave e tem causado muitos danos. Tanto na vida pessoal quanto na coletiva.
ResponderEliminarJeff Soares aqui, texto inspirador. Normalmente nós olhamos para essa história e "julgamos" Balaão por sua teimosia, desobediência e por agir sem pensar e não notamos esse ponto importante pela qual tu mencionou, que fazemos da mesma forma... que possamos aprender com essa história e mudar nossos comportamentos. Obrigado por essa reflexão!!! Forte abraço
ResponderEliminarExcelente reflexão!!
ResponderEliminar