Avançar para o conteúdo principal

Já leu o salmo 85?

 O ano tá acabando e você ainda não leu o salmo 85? Velho, você deveria ler. Para de ler o texto (mas não sai da página), pegue sua Bíblia, leia e volte pra cá. São só 13 versículos, deixe de preguiça. Leu? Pronto, agora vou te dizer o motivo de você ler esse salmo.
  Fim de ano a gente sempre quer ou ao menos pretende recomeçar, fazemos planos e tudo mais. Mas entramos em "burnout" ao ponto de estarmos sem saber por onde começar. Já aconteceu com você, suponho - de querer recomeçar a vida, mas não saber como. Às vezes a gente não sabe onde fica o botão vermelho do reset no cérebro e ficamos desesperados em como proceder e onde achar forças. Por isso que eu acho que esse salmo é pra quem já tá exausto, ansioso, sem rumo, sem alegria pra nada, mas quer resetar e recomeçar em alguns (ou em todos os) pontos da sua vida.
  Quero te lembrar que os Salmos são músicas e/ou poesias que retratam um pouco da experiência cristã do povo de Israel em qualquer situação - da alegria ao choro. Esse salmo é sobre recomeçar. E ele é dividido em 3 etapas, pra você que está desanimado, e aqui estão elas:

1- LEMBRE DAS MISERICÓRDIAS E DOS ATOS DE DEUS - Vs. 1-3

  Quando a gente sente que o controle está fugindo das nossas mãos, ou quando estamos aflitos, sempre é bom olhar o que Deus já fez no passado. Os filhos de Corá fizeram isso nos três primeiros versos de uma forma bem poética. Perceba que a frase do primeiro verso é parecida com a dos Salmos 126:1 "Quando o SENHOR trouxe os exilados [da Babilônia] de volta a Sião". Deus tinha mandado eles pro cativeiro e o fato de Israel ter voltado de lá significa que ele havia perdoado o povo que tinha pecado contra Ele. 
  É muito legal olhar o passado e ver o quanto que Deus é misericordioso com você. Se não vier nada na sua cabeça, lembre-se de Cristo que morreu na Cruz para remissão dos nossos pecados. E recordar o que Deus já fez é bom porque temos a tendência de esquecer os atos bons e quando estamos sofrendo a nossa tendência é ficarmos revoltados. Mas mesmo lembrando das maravilhas de Deus, ainda deixa um buraco por causa da nossa situação sofrida no exato momento e daí vem o próximo passo:

2- FALE COM DEUS SOBRE A SUA SITUAÇÃO ATUAL - Vs. 4-7 

  Parece que Deus nem se importa. Mas essa sensação que temos é causada pelo pecado, nada a ver com a realidade. João diz em uma de suas cartas que Deus é fiel e justo para nos perdoar e purificar. Cristo é nossa propiciação. O Salmo também pede que Deus reanime os corações deles. Eles clamam a Deus, cujo amor foi demonstrado no passado e tinha libertado da recente escravidão da Babilônia. Clamam a Yavweh, o Deus infalível, que tantas vezes perdoa o povo apesar de não merecer. Deus enviou seu próprio filho em salvação de todos que foi o maior ato de amor registrado, o que ele não faria por nós?

3- SE ALEGRE COM AS PROMESSAS DE DEUS - Vs. 8-13 

  É preciso ficar feliz com as promessas do Eterno pra o que há de vir. Mas tenha ouvidos abertos a Deus, porque clamar na hora do aperto todo mundo quer, mas não basta. Devemos ouvi-lo e nos corrigir. Temos que ter o coração dedicado a Deus, não permitindo que a gloria dele se afaste da nossa vida. Temos que nos dedicar por inteiro a obra dele, e por fim se orientar pela bendita esperança como está escrito na Carta de Tito: "Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras"
  
  Quer recomeçar 2023 com o pé direito? Esse salmo é pra todos que precisam recomeçar com Deus, porque mesmo quando caímos ele está perto, e mesmo quando falhamos ele é misericordioso. Se alegre, recomece com Deus, olhe para Jesus e prossiga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã