Avançar para o conteúdo principal

Já leu o salmo 85?

 O ano tá acabando e você ainda não leu o salmo 85? Velho, você deveria ler. Para de ler o texto (mas não sai da página), pegue sua Bíblia, leia e volte pra cá. São só 13 versículos, deixe de preguiça. Leu? Pronto, agora vou te dizer o motivo de você ler esse salmo.
  Fim de ano a gente sempre quer ou ao menos pretende recomeçar, fazemos planos e tudo mais. Mas entramos em "burnout" ao ponto de estarmos sem saber por onde começar. Já aconteceu com você, suponho - de querer recomeçar a vida, mas não saber como. Às vezes a gente não sabe onde fica o botão vermelho do reset no cérebro e ficamos desesperados em como proceder e onde achar forças. Por isso que eu acho que esse salmo é pra quem já tá exausto, ansioso, sem rumo, sem alegria pra nada, mas quer resetar e recomeçar em alguns (ou em todos os) pontos da sua vida.
  Quero te lembrar que os Salmos são músicas e/ou poesias que retratam um pouco da experiência cristã do povo de Israel em qualquer situação - da alegria ao choro. Esse salmo é sobre recomeçar. E ele é dividido em 3 etapas, pra você que está desanimado, e aqui estão elas:

1- LEMBRE DAS MISERICÓRDIAS E DOS ATOS DE DEUS - Vs. 1-3

  Quando a gente sente que o controle está fugindo das nossas mãos, ou quando estamos aflitos, sempre é bom olhar o que Deus já fez no passado. Os filhos de Corá fizeram isso nos três primeiros versos de uma forma bem poética. Perceba que a frase do primeiro verso é parecida com a dos Salmos 126:1 "Quando o SENHOR trouxe os exilados [da Babilônia] de volta a Sião". Deus tinha mandado eles pro cativeiro e o fato de Israel ter voltado de lá significa que ele havia perdoado o povo que tinha pecado contra Ele. 
  É muito legal olhar o passado e ver o quanto que Deus é misericordioso com você. Se não vier nada na sua cabeça, lembre-se de Cristo que morreu na Cruz para remissão dos nossos pecados. E recordar o que Deus já fez é bom porque temos a tendência de esquecer os atos bons e quando estamos sofrendo a nossa tendência é ficarmos revoltados. Mas mesmo lembrando das maravilhas de Deus, ainda deixa um buraco por causa da nossa situação sofrida no exato momento e daí vem o próximo passo:

2- FALE COM DEUS SOBRE A SUA SITUAÇÃO ATUAL - Vs. 4-7 

  Parece que Deus nem se importa. Mas essa sensação que temos é causada pelo pecado, nada a ver com a realidade. João diz em uma de suas cartas que Deus é fiel e justo para nos perdoar e purificar. Cristo é nossa propiciação. O Salmo também pede que Deus reanime os corações deles. Eles clamam a Deus, cujo amor foi demonstrado no passado e tinha libertado da recente escravidão da Babilônia. Clamam a Yavweh, o Deus infalível, que tantas vezes perdoa o povo apesar de não merecer. Deus enviou seu próprio filho em salvação de todos que foi o maior ato de amor registrado, o que ele não faria por nós?

3- SE ALEGRE COM AS PROMESSAS DE DEUS - Vs. 8-13 

  É preciso ficar feliz com as promessas do Eterno pra o que há de vir. Mas tenha ouvidos abertos a Deus, porque clamar na hora do aperto todo mundo quer, mas não basta. Devemos ouvi-lo e nos corrigir. Temos que ter o coração dedicado a Deus, não permitindo que a gloria dele se afaste da nossa vida. Temos que nos dedicar por inteiro a obra dele, e por fim se orientar pela bendita esperança como está escrito na Carta de Tito: "Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras"
  
  Quer recomeçar 2023 com o pé direito? Esse salmo é pra todos que precisam recomeçar com Deus, porque mesmo quando caímos ele está perto, e mesmo quando falhamos ele é misericordioso. Se alegre, recomece com Deus, olhe para Jesus e prossiga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun...

PARAFILIAS

E Deus disse: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28 Quando Deus em sua suprema onisciência e bondade decidiu criar a humanidade, Ele não a fez do acaso ou sem um propósito, acima de tudo Deus nos criou para sermos mais semelhantes a Ele e desfrutarmos da benção que é o amor e o relacionamento, a interação.  O inimigo de Deus sempre quis usurpar o trono divino e ter para si a glória e a adoração devidas a Cristo (Isaías 14:12-14). Ao ser expulso do céu, Lúcifer começou um plano de destruição da imagem Divina, ele não se contentou em ter levado à queda uma terça parte dos anjos celestiais, decidiu então tentar a humanidade e deturpar a imagem de Deus nesses seres recém criados. O objetivo de Satanás é destruir na humanidade a imagem de Deus.  Quando paramos para analisar biblicamente a definição Divina para o casamento, a...

Sedentos pelo Evangelho do Reino

  "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mateus 24:14)  Na última quinta feira (24), algo um tanto aleatório me aconteceu. Recebi uma mensagem de número desconhecido no WhatsApp, perguntando se eu teria alguma Bíblia para doar. Disse que na minha casa não, mas que poderia conseguir em outro lugar e entregar. Assim o fiz. Isso despertou a minha curiosidade sobre como essa pessoa pôde ter chegado até mim. Já é do meu costume doar Bíblias, gosto bastante; porém, esse fato não era do conhecimento de muitos.  O versículo utilizado no início do texto, diz que o Evangelho será pregado em todo o mundo, e depois virá o fim. Você tem feito a sua parte para que a Mensagem de Deus seja propagada e Ele volte?  Existem inúmeras maneiras de evangelizar. Uma delas é esta bem simples citada no primeiro parágrafo. Pregação não se resume somente a subir em um púlpito e proferir palavras e textos. Também não se re...