O ano tá acabando e você ainda não leu o salmo 85? Velho, você deveria ler. Para de ler o texto (mas não sai da página), pegue sua Bíblia, leia e volte pra cá. São só 13 versículos, deixe de preguiça. Leu? Pronto, agora vou te dizer o motivo de você ler esse salmo.
Fim de ano a gente sempre quer ou ao menos pretende recomeçar, fazemos planos e tudo mais. Mas entramos em "burnout" ao ponto de estarmos sem saber por onde começar. Já aconteceu com você, suponho - de querer recomeçar a vida, mas não saber como. Às vezes a gente não sabe onde fica o botão vermelho do reset no cérebro e ficamos desesperados em como proceder e onde achar forças. Por isso que eu acho que esse salmo é pra quem já tá exausto, ansioso, sem rumo, sem alegria pra nada, mas quer resetar e recomeçar em alguns (ou em todos os) pontos da sua vida.
Quero te lembrar que os Salmos são músicas e/ou poesias que retratam um pouco da experiência cristã do povo de Israel em qualquer situação - da alegria ao choro. Esse salmo é sobre recomeçar. E ele é dividido em 3 etapas, pra você que está desanimado, e aqui estão elas:
1- LEMBRE DAS MISERICÓRDIAS E DOS ATOS DE DEUS - Vs. 1-3
Quando a gente sente que o controle está fugindo das nossas mãos, ou quando estamos aflitos, sempre é bom olhar o que Deus já fez no passado. Os filhos de Corá fizeram isso nos três primeiros versos de uma forma bem poética. Perceba que a frase do primeiro verso é parecida com a dos Salmos 126:1 "Quando o SENHOR trouxe os exilados [da Babilônia] de volta a Sião". Deus tinha mandado eles pro cativeiro e o fato de Israel ter voltado de lá significa que ele havia perdoado o povo que tinha pecado contra Ele.
É muito legal olhar o passado e ver o quanto que Deus é misericordioso com você. Se não vier nada na sua cabeça, lembre-se de Cristo que morreu na Cruz para remissão dos nossos pecados. E recordar o que Deus já fez é bom porque temos a tendência de esquecer os atos bons e quando estamos sofrendo a nossa tendência é ficarmos revoltados. Mas mesmo lembrando das maravilhas de Deus, ainda deixa um buraco por causa da nossa situação sofrida no exato momento e daí vem o próximo passo:
2- FALE COM DEUS SOBRE A SUA SITUAÇÃO ATUAL - Vs. 4-7
Parece que Deus nem se importa. Mas essa sensação que temos é causada pelo pecado, nada a ver com a realidade. João diz em uma de suas cartas que Deus é fiel e justo para nos perdoar e purificar. Cristo é nossa propiciação. O Salmo também pede que Deus reanime os corações deles. Eles clamam a Deus, cujo amor foi demonstrado no passado e tinha libertado da recente escravidão da Babilônia. Clamam a Yavweh, o Deus infalível, que tantas vezes perdoa o povo apesar de não merecer. Deus enviou seu próprio filho em salvação de todos que foi o maior ato de amor registrado, o que ele não faria por nós?
3- SE ALEGRE COM AS PROMESSAS DE DEUS - Vs. 8-13
É preciso ficar feliz com as promessas do Eterno pra o que há de vir. Mas tenha ouvidos abertos a Deus, porque clamar na hora do aperto todo mundo quer, mas não basta. Devemos ouvi-lo e nos corrigir. Temos que ter o coração dedicado a Deus, não permitindo que a gloria dele se afaste da nossa vida. Temos que nos dedicar por inteiro a obra dele, e por fim se orientar pela bendita esperança como está escrito na Carta de Tito: "Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras"
Quer recomeçar 2023 com o pé direito? Esse salmo é pra todos que precisam recomeçar com Deus, porque mesmo quando caímos ele está perto, e mesmo quando falhamos ele é misericordioso. Se alegre, recomece com Deus, olhe para Jesus e prossiga.
Comentários
Enviar um comentário