Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém." (1 Pedro 4:10,11).
Diversos são os dons concedidos por Deus para as pessoas exercerem aqui. Uns tem o dom de pregar, outros de cantar, outros de orar, outros de servir, outros de tocar instrumentos... Mas o que de fato é um dom?
O dom pode ser considerado como “qualquer habilidade que é concedida pelo Espírito Santo e usada em qualquer ministério na igreja”.
No presente texto, será abordada especificamente a música e sua influência na vida do cristão. A música corresponde a um dos dons. Entenderemos de maneira mais aprofundada algumas questões quanto à ela.
"A música corretamente empregada, é um dom precioso de Deus, destinado a elevar os pensamentos para aspirações nobres e sublimes, a inspirar e elevar o espírito. [...] É um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais."
- Música, Sua Influência Na Vida Do Cristão, pág.10.
A música é um meio maravilhoso de adoração a Cristo e que faz um bem enorme para quem a utiliza.
"Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!". (Salmos 150:6).
Ela ajuda a superar o desânimo, a fortalecer a vida cristã, a afastar o inimigo, a tornar o trabalho mais tranquilo, a vencer as tentações, cria um ambiente agradável e ainda traz alegria.
Entretanto, ela também pode ser usada de forma negativa. E muito tem se observado isso ultimamente. Muitos tem utilizado o seu dom na música para apresentar-se publicamente e voltar a atenção das pessoas para si, e não para Deus, o que é extremamente triste. Quer cante, quer toque instrumento, quer faça qualquer apresentação musical, faça com o espírito e com entendimento. Que unicamente o Senhor seja glorificado através do desenvolvimento do seu dom.
Outros pontos negativos incluem o fato de alguns músicos não repararem em algumas letras ou melodias inapropriadas para o louvor a Deus, também a questão de não adequarem o tipo de música ao momento ideal, e por fim, vozes estridentes desnecessárias. Buscar os tons mais elevados nem sempre se trata da melhor opção e pode ao invés de acalentar os corações, e prestar um solene e jubiloso culto a Deus, causar incômodo e fugir do seu propósito.
Sendo assim, conheça algumas características da boa música:
•Poder e ternura para comover;
•Poder para testemunho;
•Volume moderado e tonalidade natural;
•Solenidade e reverência;
•Melodia e clareza;
•Ser usada como um dom de Deus.
Quanto aos músicos que expressam esse dom tão virtuoso, busquem cultivar uma vida de comunhão com Cristo, pois através da música é possível revelar seu encontro pessoal com Ele. Além disso, represente em sua vida os princípios da igreja e transmita verdadeiramente a mensagem das músicas que apresenta, toca, edita ou compõe. E cuide da sua aparência pessoal, refletindo o padrão de modéstia e decência apresentado pela Bíblia.
Peça orientação a Deus diariamente para administrar o seu dom, seja ele qual for, da melhor maneira e conforme a vontade dEle. No caso da música, reflexões e dicas foram trazidas visando um progresso.
Faça o que pode ser feito, dando tudo de si por ÀquEle que deu tudo por nós.
Comentários
Enviar um comentário