Às vezes a lógica do Eterno não faz sentido. Quase sempre na real. Imagina a seguinte situação: você perde a pessoa que mais ama e aí chega um cara no velório que o povo diz ser rabino e fala que "ela só tá tirando um soninho". No velório. Culto fúnebre, despedida do caixão. Se você tivesse no lugar de Jairo, o que você faria? Eu falaria umas coisas pra esse "messias" que se eu digitar aqui sairia do blog e era eliminado da igreja, na certa. Porque ela MORREU, não tá roncando ou se mexendo. "A morte é um sono", e que horas a pessoa que morreu vai acordar? Porque morte é morte e sono é sono. Complicado né, de entender de primeira? Mas a pessoa que mais sofreu com a lógica de Deus foi sem sombra de dúvidas o Jó.
Conhecemos a história de Jó, mas vou dar uma resumida breve - Jó era o Elon Musk da parada. Só que casado e com 10 filhos (eu mal quero ter um). E acima de tudo era íntegro (teleios no grego, que significa perfeito. Não perfeito no sentido de sem pecado, mas perfeito baseado na realidade que ele vivia), se desviava do mal, e Satanás foi acusar Jó a Deus e sabemos o que aconteceu - tirando a vida e a mulher ele perdeu tudo. E tinha 3 "bróder" de Jó que ao invés de confortar ele, estavam acusando-o. Lê este trecho do livro:
"Pense no seguinte: os inocentes não são castigados, nem os justos são condenados à morte" Jó 4:7.
E o livro é basicamente é uma discussão de que Jó tenta se justificar sem encontrar respostas e os amigos defendendo a Deus acusando Jó de tamanho pecado. E Jó passa a questionar Deus e os amigos chamando-o de louco porque "quem que questiona Deus e continua vivo?" E isso tudo Deus calado, no canto dele só observando toda a cena. Até que depois de quase 40 capítulos, Ele aparece, e Jó se cala, já que ele falava demais. Ao menos era o que os amigos diziam. E quando Deus aparece na história por incrível que pareça ele vai com tons de acusar Jó. Olha o texto:
"Do meio da tempestade o Senhor respondeu a Jó: Quem é este homem que apaga o meu conselho falando sem conhecimento? Mostre que é homem, prepare-se para me enfrentar e responda às perguntas que vou lhe fazer. Onde você estava quando criei a terra? Responda se acha que sabe de alguma coisa" Jó 38:1-4.
Percebe que Deus ele ao invés de confortar ou defender o Jó ele mostra a soberania dele? Como se ele fosse insensível com os nossos problemas. E no momento que Jó mais precisa de respostas, Deus oferece perguntas. Não fazia nenhum sentido nem pra Jó nem para os amigos dele, mas ele precisava fazer porque:
1- A lógica de Deus é um oceano, a nossa teologia é um aquário. Nunca vamos conseguir entender Deus porque não cabe um oceano no aquário. Nós somos limitados quanto a isso e é por isso que:
2- Quando Deus mostra toda a soberania dele ele quer dizer tanto pra Jó quanto para quem ouvia perto de Jó que independente da situação, Deus está no controle.
Por isso que a lógica de Deus é loucura para nós. Porque Ele tá no controle. Perdeu um parente? Tudo bem, Deus tá no controle. Por mais que não pareça. Aconteceu a pior desgraça da sua vida? De boa, Ele tá no controle. E por mais que seja difícil, Deus é um oceano e nós somos somente aquários. E o que nos resta, mesmo sem entender, é confiar.
Comentários
Enviar um comentário