Avançar para o conteúdo principal

Deus e suas "lógicas"


Às vezes a lógica do Eterno não faz sentido. Quase sempre na real. Imagina a seguinte situação: você perde a pessoa que mais ama e aí chega um cara no velório que o povo diz ser rabino e fala que "ela só tá tirando um soninho". No velório. Culto fúnebre, despedida do caixão. Se você tivesse no lugar de Jairo, o que você faria? Eu falaria umas coisas pra esse "messias" que se eu digitar aqui sairia do blog e era eliminado da igreja, na certa. Porque ela MORREU, não tá roncando ou se mexendo. "A morte é um sono", e que horas a pessoa que morreu vai acordar? Porque morte é morte e sono é sono. Complicado né, de entender de primeira? Mas a pessoa que mais sofreu com a lógica de Deus foi sem sombra de dúvidas o Jó.

Conhecemos a história de Jó, mas vou dar uma resumida breve - Jó era o Elon Musk da parada. Só que casado e com 10 filhos (eu mal quero ter um). E acima de tudo era íntegro (teleios no grego, que significa perfeito. Não perfeito no sentido de sem pecado, mas perfeito baseado na realidade que ele vivia), se desviava do mal, e Satanás foi acusar Jó a Deus e sabemos o que aconteceu - tirando a vida e a mulher ele perdeu tudo. E tinha 3 "bróder" de Jó que ao invés de confortar ele, estavam acusando-o. Lê este trecho do livro:

"Pense no seguinte: os inocentes não são castigados, nem os justos são condenados à morte" Jó 4:7. 

E o livro é basicamente é uma discussão de que Jó tenta se justificar sem encontrar respostas e os amigos defendendo a Deus acusando Jó de tamanho pecado. E Jó passa a questionar Deus e os amigos chamando-o de louco porque "quem que questiona Deus e continua vivo?" E isso tudo Deus calado, no canto dele só observando toda a cena. Até que depois de quase 40 capítulos, Ele aparece, e Jó se cala, já que ele falava demais. Ao menos era o que os amigos diziam. E quando Deus aparece na história por incrível que pareça ele vai com tons de acusar Jó. Olha o texto:

"Do meio da tempestade o Senhor respondeu a Jó: Quem é este homem que apaga o meu conselho falando sem conhecimento? Mostre que é homem, prepare-se para me enfrentar e responda às perguntas que vou lhe fazer. Onde você estava quando criei a terra? Responda se acha que sabe de alguma coisa" Jó 38:1-4.

Percebe que Deus ele ao invés de confortar ou defender o Jó ele mostra a soberania dele? Como se ele fosse insensível com os nossos problemas. E no momento que Jó mais precisa de respostas, Deus oferece perguntas. Não fazia nenhum sentido nem pra Jó nem para os amigos dele, mas ele precisava fazer porque:

1- A lógica de Deus é um oceano, a nossa teologia é um aquário. Nunca vamos conseguir entender Deus porque não cabe um oceano no aquário. Nós somos limitados quanto a isso e é por isso que:

2- Quando Deus mostra toda a soberania dele ele quer dizer tanto pra Jó quanto para quem ouvia perto de Jó que independente da situação, Deus está no controle. 

Por isso que a lógica de Deus é loucura para nós. Porque Ele tá no controle. Perdeu um parente? Tudo bem, Deus tá no controle. Por mais que não pareça. Aconteceu a pior desgraça da sua vida? De boa, Ele tá no controle. E por mais que seja difícil, Deus é um oceano e nós somos somente aquários. E o que nos resta, mesmo sem entender, é confiar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun...

Valores inegociáveis

    Desde cedo nas mais variadas culturas, as pessoas são ensinadas sobre questões éticas, morais, disciplinares, comportamentais, entre outras. Os pais costumam colocar algumas regras nos seus lares para que os filhos, desde crianças, passem a obedecê-las, adquirindo dessa forma responsabilidade e consciência quanto às suas escolhas.  Antes de alguém denominar-se como sendo pertencente a uma determinada religião, por exemplo, conhecerá princípios e valores da mesma, os quais, se forem aceitos, serão defendidos  firmemente por este. O que chamaremos então de VALORES INEGOCIÁVEIS. Inegociável é aquilo que não se negocia. Seria um valor puramente respeitado, obedecido, sagrado. Esses princípios religiosos são cumpridos por homens e mulheres que visam ser espelhos para a vida de outros. Buscam representar Jesus aqui na terra da maneira que acreditam ser a correta. Além de também almejarem dignidade. Uma vez que o batismo ocorre (imersão nas águas que simboliza o arrepe...

PARAFILIAS

E Deus disse: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28 Quando Deus em sua suprema onisciência e bondade decidiu criar a humanidade, Ele não a fez do acaso ou sem um propósito, acima de tudo Deus nos criou para sermos mais semelhantes a Ele e desfrutarmos da benção que é o amor e o relacionamento, a interação.  O inimigo de Deus sempre quis usurpar o trono divino e ter para si a glória e a adoração devidas a Cristo (Isaías 14:12-14). Ao ser expulso do céu, Lúcifer começou um plano de destruição da imagem Divina, ele não se contentou em ter levado à queda uma terça parte dos anjos celestiais, decidiu então tentar a humanidade e deturpar a imagem de Deus nesses seres recém criados. O objetivo de Satanás é destruir na humanidade a imagem de Deus.  Quando paramos para analisar biblicamente a definição Divina para o casamento, a...