Avançar para o conteúdo principal

O FAROL DA VIDA



[...] "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".  

João 8:12

Você já viu um farol alguma vez na vida? 

Bem, talvez alguns de vocês não tiveram a oportunidade de visitar e conhecer algum de perto. 

O farol mais antigo do mundo é o Farol de Alexandria, construído pelo Reino Ptolomaico, por volta do ano 280 a.C..

Ao longo do tempo, após sofrer diversos terremotos, ele foi demolido em 1480. Ficava localizado na ilha de Faro e devido ao nome da ilha, essas construções marítimas recebem esse nome até hoje.  

O farol mais famoso do mundo é o La Jument, ele está localizado na ilha francesa de Ouessant, banhado pelo Oceano Atlântico. 

O farol mais alto do mundo é o Farol de Jeddah, na entrada do Porto da Arábia Saudita, possui design incomum e mede 133 metros. 

O maior farol das Américas e o sexto maior do mundo é brasileiro, e é o Farol do Mucuripe, tem aproximadamente 72 metros, e fica localizado em Fortaleza (CE), no bairro Vicente Pinzón.  Com 477 anos, o Farol da Barra em Salvador, na Bahia, é o farol mais antigo das Américas. Ao todo, o Brasil possui cerca de 40 faróis espalhados por todo país. 

Mas qual a função de um farol? Proteger os barcos dos perigos, evitar acidentes, iluminar o oceano, sinalizar as ilhas, indicar os portos? 

Na verdade, a melhor definição sobre a função de um farol seria a de guiar a jornada dos viajantes, auxiliar a visão dos peregrinos, encorajar os solitários, ajudar os forasteiros a encarar seus medos e seguir seu destino, tirar das trevas os perdidos. 

A Bíblia fala de um Farol com essa finalidade, super potente e possuidor da vida, Jesus, Ele é a luz do mundo. Quem O segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida. E esse Farol hoje te convida a se aproximar dEle.

Você não precisa viver como uma ilha isolada e só, nem tão pouco nas trevas do pecado e da dor. Ele quer te dar vida eterna e guiar seus passos para o destino perfeito, esse que muitas vezes é uma jornada dolorosa. 

Você não precisa ter medo, Ele nunca te abandonou e jamais te deixará só, em nenhum dos passos que você ainda dará nesse caminho.

Ele te ajudará a chegar ao fim, você crê?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã