Avançar para o conteúdo principal

Desligando


Você já sentiu uma sensação de exaustão como se o seu corpo fosse parar? Já pareceu em algum momento que ele iria "desligar"? 


O cansaço tem se tornado uma experiência assídua na vida das pessoas. Podemos associá-lo a uma bateria, a qual já estaria na sua carga final. 


Nós estamos cansados!

Cansados de uma vida agitada e que não há uma pausa; cansados de viver correndo; Estamos exaustos. 


O cenário no qual estamos inseridos, contribui totalmente para tal exaustão devido à intensidade e exigência dos afazeres.


O cansaço vai além do físico, ele afeta em grande dimensão, o emocional e o espiritual. 

A mente cansa e o espiritual também fica abalado, terminando-se o ânimo. 


Posso te dar um exemplo: os professores.

A realidade que alguns vem encarando não está sendo nada fácil, em decorrência do ensino remoto por conta da pandemia.

Os seus lares agora são as suas salas de aula, a sua privacidade foi invadida, as horas de trabalho dobraram. 

Muitos desses educadores tem se dedicado para que os seus alunos, mesmo que pouco, consigam aprender e levar algo proveitoso para as séries seguintes. Além da tamanha carga, exigência e cobrança ocorrida por parte de muitas pessoas para com os mesmos.

E tudo que eles querem, é um descanso! 


A Bíblia apresenta por diversas vezes a ideia do descanso.

Deus concede a paz, revigora a alma e dá ânimo aos que buscam a Ele e clamam por descanso.


“Restaurarei o exausto e saciarei o enfraqueci­do". 

(Jeremias 31:25)


Podemos então fazer um paralelo com o personagem Moisés. Ele foi designado a guiar o povo até a Terra Prometida, e não foi uma jornada fácil. Moisés se sentiu muito cansado, afinal, era uma responsabilidade imensa e uma tarefa trabalhosa.

- Moisés seria o professor - 

Mas, ele orou e clamou ao Senhor pedindo misericórdia, e Deus deu a seguinte resposta:

 “Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso". 

(Êxodo 33:14)


É perceptível como vivemos de maneira acelerada e como isso nos acarreta e nos afeta. Sendo assim, faz-se necessário desacelerar, descansar e recarregar as energias. 


Que possamos entender, assim como Moisés entendeu, que Deus oferece um descanso real, um descanso para a alma. 

O seu descanso é revigorante, dá ânimo e brilho ao rosto. 

Que possamos receber com gratidão esse descanso celestial.


“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". 

(Mateus 11:28-30)

Debora Vitória 💖


Ouça:



 

Comentários

  1. Seus textos estão cada dia melhor parabéns

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Débora!! É isso mesmo, vivemos em nossas vidas um período de grande exaustão.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã