Avançar para o conteúdo principal

Ela é a mãe da razão


Em muitas situações da vida, precisamos desenvolver uma característica que se mostra extremamente necessária no meio social. 

Leia o relato abaixo e provavelmente você deduzirá do que se trata.

"Uma das professoras do colégio em que estudo, solicitou um seminário para os alunos. Porém, por falta de organização, nunca dava tempo de apresentar todas as equipes e ficava sendo adiado. Em uma sexta-feira, a minha equipe estava preparadíssima para efetuar a apresentação, no entanto, mais uma vez não deu certo. As pessoas da equipe anterior atrasaram um pouco, e para completar, a professora decidiu fazer longos comentários a respeito do trabalho que fora exposto. Por fim, ela disse que não iríamos apresentar o nosso nesse dia, pois não daria tempo. Minha equipe teria que se preparar novamente para a próxima semana. Nesse momento tão chato e frustrante, obrigatoriamente precisei ser paciente, evitando falar frases impensadas, ou agir de modo grosseiro. Envolveu um pouco de domínio próprio também. Primeiro porque a professora podia simplesmente ficar chateada com o que eu dissesse e me prejudicar propositalmente. E segundo, não poderia dar um mau exemplo, afinal, sou cristã. Devo ser cautelosa nas minhas atitudes, que por sinal, são bastante observadas."

Hoje meditaremos sobre a paciência.

Vejamos o que a Bíblia nos diz:


"A sabedoria do homem
lhe dá paciência;
sua glória é ignorar as ofensas."
(Provérbios 19:11)

"Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente."
(2 Timóteo 2:24)

"Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor."
(Efésios 4:2)

"Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência." 
(Colossenses 3:12)


Esses e tantos outros versículos da Bíblia mencionam a paciência. Ser paciente, corresponde a uma virtude grandiosa, pertencente a poucos. Mas, por que devemos ser pacientes?!

A paciência evita o estresse extremo, o desgaste físico e emocional, colabora para que determinadas situações ocorram de uma forma melhor posteriormente, ensina a tolerar e lidar com problemas diversos, ajuda a manter o domínio de si, não machucando as pessoas, dentre tantos outros motivos.

Muitas vezes, pelo fato de buscarmos tanto agilizar o processo de algo, acaba não dando certo como daria se fosse realizado com maior paciência.

Tem uma frase que ilustra bastante o assunto abordado e diz:

"Aquilo que vale a pena ter, vale a pena esperar."

Concorda?!

Se o desejo vale a pena, compensa esperar por ele, não importa quão demorado seja.

A paciência abrange todas as áreas da nossa vida, seja ela financeira, acadêmica, amorosa, religiosa... sendo assim, desenvolvê-la no convívio interpessoal diário, te ajudará a evoluir principalmente como ser humano.

Pessoas impacientes brigam com bastante frequência, se irritam com facilidade, descontam sua ira no próximo, e tudo isso, infelizmente é visto a todo tempo.

O verdadeiro servo de Cristo, busca ser paciente, uma vez que, o Próprio Deus é o seu modelo. Ele se espelha naquEle que é manso e compassivo.

Vale ressaltar, que ser paciente pode te livrar até mesmo de enrascadas. Quer um exemplo? Uma pessoa na rua te dá um tapa na cara, entretanto, você não revida. A pessoa te pergunta o por quê, e você diz que apenas não quis revidar, então, ela puxa uma faca afirmando que se você houvesse revidado, a coisa seria pior. Essa história é verídica. Percebe o nível de importância de reagir tranquilamente sabendo que não compensa procurar intriga?


A profetisa Ellen White afirmou o seguinte

"Todas as relações sociais exigem o exercício do domínio próprio, paciência e simpatia. Diferimos tanto uns dos outros em disposições, hábitos e educação, que variam entre si nossas maneiras de ver as coisas."


Sabendo de tudo que foi estudado até aqui, convido você a desenvolver a partir de hoje a virtude da paciência, caso não possua.

Ore, pedindo ajuda ao único que não tem pecado. Ele te guiará nessa difícil escolha.

Seja paciente aqui na terra ou você não será no céu!

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?” (1Co 6.9).


 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã