Julgamentos, ameaças, ofensas, críticas e condenação são as características do cancelamento.
Tal situação é disseminada pelos meios virtuais, mais precisamente por meio das redes sociais (Instagram, Twitter…).
Muito se tem falado sobre tal assunto, e o mesmo, geralmente é gerido da seguinte maneira: quando uma pessoa age de maneira errada em um determinado momento, e internautas avaliam, julgam e criticam tal atitude.
Para ser alvo do cancelamento, basta ter uma rede social e ter algum “deslize” postado, que a internet vira um tribunal para te julgar.
Entretanto, ha um problema grandioso em toda essa questão de julgamentos, e que algumas vezes é passado despercebido: os julgadores são tão falhos quanto aquela pessoa que eles estão julgando.
A Bíblia diz o seguinte:
“Todavia, não há um só justo na terra,
ninguém que pratique o bem e nunca peque.”
Eclesiastes 7:20
“Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23
Não há um ser humano nesse mundo que não seja pecador, e por sermos pecadores estamos sujeitos a falhar a qualquer momento. Por nossos pecados, somos todos culpados, pois para Deus não há pecadinho ou pecadão. O único justo que tem o poder e é digno de nos cancelar é Deus, mas Ele escolheu nos amar e dar a misericórdia de sermos perdoados.
“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. “
Romanos 5:8
Esse critério de cancelamento, apesar de estar nos topos das trends, não é de hoje. Maria Madalena e a mulher adúltera, por exemplo, foram julgadas, criticadas, acusadas e sentenciadas por pessoas tão pecadoras quanto elas.
Mas Jesus disse:
“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra” (Jo 8,7)
O nosso dever aqui é acolher, e não apontar/ julgar as pessoas. É necessário que o erro seja reconhecido e que o mesmo sirva como uma mudança para aprendizagem. Mas o justo julgamento é Deus quem realiza!
Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.
Gálatas 6:1
Que nós possamos ser cautelosos, empáticos e sensíveis para com as pessoas. Que os nossos comentários possam ser construtivos e respeitosos para com o ponto de vista do outro. Sejamos sábios para levar o amor, e mostrar para a sociedade o verdadeiro amor - Jesus Cristo-.
Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.
1 Timóteo 1:15
Debora Vitória 💖
Excelente reflexão. Julgar pertence somente a Deus.
ResponderEliminarConcordo, DEUS pode julgar.
EliminarLinda reflexão
ResponderEliminar