Avançar para o conteúdo principal

SEJA RADICAL



Durante a vida, aprendemos muitas coisas incorretas. Uma delas é o significado de algumas palavras que, se devidamente compreendidas, dariam um outro aspecto a alguns conceitos que temos de utilizar. A palavra radical, por exemplo: em seu significado semântico, cuja origem se remete ao latim arcaico radicitus, adjetiva literalmente “algo que possui raiz, origem e fundamento” (Dicionário Oxford). De fato, não é difícil compreender a correlação entre a palavra “radical” — em termos gramaticais e até matemáticos, diga-se de passagem — e o vocábulo “raiz”, relacionado exclusivamente à ciência botânica da anatomia vegetal. Radical é tudo aquilo possui um fundamento firme, sustentando a estrutura em questão para que não venha ocasionalmente a ruir.

Infelizmente, aprendemos em algum lugar que radicalismo seria uma palavra alternativa para fanatismo, extremismo e até mesmo terrorismo. Com a mudança das palavras, portanto, mudam-se os conceitos e até mesmo as ações; já faz um bom tempo que evitamos ser pessoas radicais, em ação e potência, para não corrermos o risco de sermos – ou parecermos – sujeitos irracionais. Nossa ignorância muitas vezes proporciona medidas bem-intencionadas, mas do mesmo modo incorretas em sua fundamentação.

O mundo cristão tem de ser radical. Compreendendo o real significado da palavra, entende-se que, noutros termos, o mundo cristão tem de ser inflexível, fundamentado, firme em suas convicções. Não é possível ser um cristão superficial – toda a verdade bíblica precisa ser levada cem por cento a sério e, quando devidamente compreendida, tomada por doutrina absoluta, universal e inquestionável.

O problema é que não queremos ser radicais. Os movimentos coletivistas, racionalistas e relativistas dos últimos três séculos encheram as escolas teológicas de reinterpretações cristãs, alcançando-nos com sucesso até os dias de hoje. Não somos verdadeiros crentes na Escritura como eram os que vieram antes de nós; por conseguinte, não transmitimos aos gentios a verdade genuína e com a força que ela requer para que cause atração. O mundo está cheio de religiões adaptáveis, moldáveis ao bel-prazer dos crédulos e incrédulos. Até mesmo Cristo se tornou portátil. Cada um é capaz de fabricar o seu próprio Salvador, tomando por base as crenças relativas que guiam seu códex ético e moral. Existem muitos Messias criados pelos “cristãos moderados” ou mesmo “equilibrados” deste tempo – muitos deles fabricados com o pretexto de atrair as pessoas do mundo em seus vícios, pecados e perversões.

No entanto, existe apenas um Cristo nas páginas da Bíblia. Da mesma forma, existe apenas uma Verdade que por Ele foi apresentada.

“EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo. 14:6).

Existe algo mais radical do que isto?

A verdade é una e imutável. Jesus Cristo não pode ser moldado ao gosto popular. Os cristãos devem apresentá-Lo em Sua totalidade, não com uma das muitas opções de vida que este mundo proporciona às pessoas.

Antes disso, entretanto, precisamos ser radicais. É preciso viver e praticar com excelência aquilo que nos foi pedido pelo Pai – não para a salvação, mas para a prática da religião como ela se apresenta, oferecida por Cristo para o nosso próprio bem-estar.

Que utilizemos nosso exemplo para atrair aqueles que precisam conhecer o verdadeiro Evangelho. É preciso criar uma nova geração de cristãos praticantes, intensos e radicais.

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” (Ap. 3:15).


Comentários

  1. Excelente texto, parabéns pela explanação, precisamos aprender mais o significado das palavras para não aplicar de forma incorreta, demonizando-as. Que Deus continue te inspirando, abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã