Avançar para o conteúdo principal

Os homens que tinham medo do escuro.



Quero começar a reflexão deste domingo fazendo um questionamento que te leve a pensar: 

Quem de nós alguma vez durante a caminhada se sentiu incapaz para realizar determinada tarefa/missão?
Quem de nós já não sentiu aquela insegurança em obedecer a um chamado de Deus?
O nosso Pai tem um propósito ao chamar pessoas que se sentem dessa maneira, Ele sempre busca alguém que deposite confiança inteiramente nEle em lugar de confiar nas próprias forças.

Na Bíblia temos diversos exemplos de servos que não se sentiram preparados para cumprir a missão que lhes foi concedida. Um exemplo? Moisés quando diante do Altíssimo recebeu o chamado para libertar os Israelitas dos Egípcios, disse o seguinte: “Quem sou eu para ir ao faraó e tirar os filhos de Israel do Egito? Eu não sou a pessoa certa para essa tarefa”." (Êxodo 3:11) E ainda exclamou que era pesado de língua. " Ah, Senhor! eu não sou eloquente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua." (Êxodo 4:10) 
Mas Deus deixou claro a todo tempo que o ajudaria e estaria com ele. Que o capacitaria e falaria por ele.

Temos também o exemplo de Jeremias. Cristo o chamou para atuar como um profeta sobre Judá. Ele seria um mensageiro que transmitiria as palavras do Mestre. Porém, Jeremias proferiu: "Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino." (Jeremias 1:6)
O profeta se sentiu despreparado, no entanto, o Senhor o tranquiliza, e diz: "Não temas [...], pois sou contigo para te livrar". (Jeremias 1:8)

Além desses citados, existem muitos outros personagens nas Sagradas Escrituras que passaram por isso, e tiveram esse mesmo sentimento de inaptidão.

Trazendo para os nossos dias... O que podemos fazer de errado pela temida falta de capacidade?

•Rejeitar os convites feitos para participarmos de algo na igreja (escola sabatina, adoração infantil, por exemplo);
•Deixar de nos incluirmos nas atividades missionárias por medo ou vergonha;
•Não aceitar cargo algum, por receio de não conseguir dar conta; dentre outras coisas. 

Moisés e Jeremias, apesar de suas limitações, de sentirem-se incapazes, de terem medo do escuro, do desconhecido, cumpriram fielmente com a parte que os correspondia. Será que nós hoje estamos agindo de modo igual? Será que não somos esses homens e mulheres da atualidade que sentem medo do desconhecido? E ainda, como eles, apesar da suposta incapacidade, mesmo receosos, estamos cumprindo com o nosso dever?

Não olhe para a sua incapacidade querido leitor, não olhe para os impedimentos que surgem durante o percurso. 
Olhe para aquilo que o Pai celestial pode fazer por intermédio seu, apesar das dificuldades e dos empecilhos aparentes. 

Deus chamou VOCÊ! E se Ele o fez, Ele te capacitará! Não duvide, nem subestime o poder dEle. Assim como disse o salmista: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará.” (Salmos 36:5). Confie! Só então verás milagres e bênçãos sem medidas inundarem a tua vida.

A pergunta aqui não é quem está pronto, mas sim, quem estará verdadeiramente disposto a se doar, sem restrições, a obedecer a vontade de Deus e cumprir com o chamado?
Não tenha medo do escuro, pois Deus é a nossa luz e a nossa fortaleza, permita que Ele faça coisas extraordinárias com você e através de você.

Desejo-lhes um dia abençoado! 💗


Recomendação de vídeo referente ao texto. 👇🏼








































 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Valores inegociáveis

    Desde cedo nas mais variadas culturas, as pessoas são ensinadas sobre questões éticas, morais, disciplinares, comportamentais, entre outras. Os pais costumam colocar algumas regras nos seus lares para que os filhos, desde crianças, passem a obedecê-las, adquirindo dessa forma responsabilidade e consciência quanto às suas escolhas.  Antes de alguém denominar-se como sendo pertencente a uma determinada religião, por exemplo, conhecerá princípios e valores da mesma, os quais, se forem aceitos, serão defendidos  firmemente por este. O que chamaremos então de VALORES INEGOCIÁVEIS. Inegociável é aquilo que não se negocia. Seria um valor puramente respeitado, obedecido, sagrado. Esses princípios religiosos são cumpridos por homens e mulheres que visam ser espelhos para a vida de outros. Buscam representar Jesus aqui na terra da maneira que acreditam ser a correta. Além de também almejarem dignidade. Uma vez que o batismo ocorre (imersão nas águas que simboliza o arrepe...

PARAFILIAS

E Deus disse: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28 Quando Deus em sua suprema onisciência e bondade decidiu criar a humanidade, Ele não a fez do acaso ou sem um propósito, acima de tudo Deus nos criou para sermos mais semelhantes a Ele e desfrutarmos da benção que é o amor e o relacionamento, a interação.  O inimigo de Deus sempre quis usurpar o trono divino e ter para si a glória e a adoração devidas a Cristo (Isaías 14:12-14). Ao ser expulso do céu, Lúcifer começou um plano de destruição da imagem Divina, ele não se contentou em ter levado à queda uma terça parte dos anjos celestiais, decidiu então tentar a humanidade e deturpar a imagem de Deus nesses seres recém criados. O objetivo de Satanás é destruir na humanidade a imagem de Deus.  Quando paramos para analisar biblicamente a definição Divina para o casamento, a...

Alerta de spoiler!

  “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.” (2 Timóteo 3:1-4) A violência sempre esteve presente na humanidade nas mais diversas formas, praticada por diferentes pessoas nas mais distintas circunstâncias.  Ultimamente, os atos violentos tem se tornado cada vez mais comuns, ao ponto de não nos surpreendermos mais quando algo extremamente trágico acontece. Guerras, assassinatos e abusos estão ocorrendo a todo instante. Mas nós, que guardamos a palavra de Deus, fomos alertados quanto a estas coisas. Deveríamos estar cientes de que, nos últimos dias, sobreviriam sobre o mundo tempos difíceis, tal como lido no versículo inicial. O lugar em que eu moro era bastante tran...