Avançar para o conteúdo principal

O discípulo de extremos

 


  Foi um dos 12 apóstolos escolhidos para acompanhar Jesus durante o seu ministério. Poucas vezes mencionado na Bíblia, seu nome fora citado nos quatro evangelhos do Novo testamento. Era judeu da Galileia, e acreditava-se ainda, que como os outros discípulos, ele era pescador.

  Tornou-se conhecido por um episódio que não seria muito agradável para ele depois de um tempo, o que reflete a nossa realidade também, pois, um deslize qualquer cometido, se expande mais facilmente do que boas ações na maioria das vezes. 

  Seu nome significa "gêmeo". O que fez com que alguns acreditassem que o mesmo possuiu um irmão gêmeo, mas não se comprovou. 

Já sabe de quem estou falando? 

Isso mesmo, Tomé ou Dídimo: o discípulo de extremos. 

Recebeu esse título por ser considerado pessimista em algumas questões e extremamente devoto e espiritual em outras.

 

  Três situações foram as mais marcantes para conhecermos melhor tal apóstolo e quais os seus atributos.


Na primeira, Jesus diz que vai até Lázaro, pois ele havia morrido. Acompanhe nos versos seguintes:


"Então Jesus disse claramente: – Lázaro morreu, mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer. Vamos até a casa dele.

Então Tomé, chamado “o Gêmeo”, disse aos outros discípulos: – Vamos nós também a fim de morrer com o Mestre!" (João 11:14-16).


  Tomé demonstra lealdade, obediência e coragem, afinal, ele se coloca à frente dos demais discípulos para ir com Jesus e juntos correrem o risco de serem apedrejados. Sua fidelidade ao chamado de Cristo, mostrou que é preciso deixar o Eu de lado, e se caso for, enfrentar até mesmo a morte.



  Na segunda ocasião, Jesus procura confortar e preparar os discípulos para a sua partida. Durante o diálogo, Ele diz:

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”.


Então, Tomé questiona:

"Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?”."

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”. (João 14:1-7).


  Tomé foi um questionador; ele não sentia medo de fazer perguntas ao Mestre e buscava a verdade, por mais dolorosa que a mesma fosse.


   A última situação, é a mais conhecida. Se trata do momento em que Tomé age com incredulidade. Jesus havia ressuscitado, e aparecido aos discípulos, porém Tomé estava ausente. Então, quando ele retorna para o convívio com o grupo e recebe a notícia, afirma:

[...] “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”. (João 20:25).


  Fazendo um paralelo com a nossa trajetória cristã, agimos assim vez ou outra. Incerteza e insegurança fazem parte do processo. Então tachar Tomé de incrédulo não cabe a nós, pois de igual modo, erramos.

  Não se sabe o que levou essa dúvida a ele, não se sabe qual a sua intenção ao declarar isto, nem o que estava fazendo quando Jesus apareceu aos demais. No entanto, oito dias depois, o fato aconteceu novamente, agora com Tomé presente, Jesus se dirigiu a ele de forma pessoal e o convidou a tocar em suas feridas, pedindo a ele que não duvidasse, mas que acreditasse.

[..] E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.

Disse-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu e Deus!”

Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”. (João 20:27-29).


  A história de Tomé, nos mostra que não precisamos ser pessoas perfeitas para sermos usadas por Jesus.

  Ao longo da caminhada, cometeremos falhas, seremos desafiados a mudar, tentaremos de um novo jeito, mas, o que não podemos deixar, é de mantermos a confiança em Deus, mesmo sem entender o seu propósito. 

  Todos passamos por momentos de dúvida e confusão, é normal, afinal somos humanos. Entretanto, como o próprio Cristo disse em Mateus 22,

"muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”. 


  Que a nossa escolha seja seguir ÀquEle que nos consola e nos faz melhores a cada dia. 👣

Enxergar evidência é bacana, e pode ajudar, contudo, às vezes somos chamados para crer sem ver. ;)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã