Um coletor de impostos deixou uma lição para todos nós!
Ele foi um dos 12 discípulos de Jesus, e apesar de não se ter muitos relatos sobre sua vida pessoal, as escrituras relatam que antes de receber o chamado de seguir o Mestre, ele era cobrador de impostos.
- Cobradores de impostos eram mal vistos pela sociedade e cumpriam a função de cobrar impostos das pessoas de determinada localidade. –
Deste modo, já podemos interpretar qual seja o discípulo. Sim, é Mateus.
Parando para refletir, Mateus seria uma dessas pessoas odiadas e desprezadas pela sociedade devido a ocupação que exercia, contudo recebeu o chamado de Jesus.
A bíblia relata que Jesus viu Mateus “sentado na coletoria realizando seu trabalho” (Mt 9:9), quando lhe chamou e disse-lhe “siga-me” (Mt 9:9). O cobrador, sem pestanejar, deixou tudo, levantou-se e seguiu o Mestre. Desde este momento, tal homem torna-se um discípulo de Jesus.
Passando de um desprezado coletor de impostos, Mateus, cujo o nome significa “presente do Senhor” e antes tinha por nome Levi, se tornou um dos 12 apóstolos de Cristo Jesus. Ele escreveu o livro que leva seu nome – 1º livro do Novo Testamento- relatando e apresentando nele Jesus como Aquele que veio realizar à justiça. O mestre. Descreve Seus Milagres e as mensagens de ensinamentos deixadas em cada situação. Descreve também sobre a morte e a ressurreição de Jesus. Além das famosas “Bem aventuranças” (Mt 5. 3-10).
Esse pecador aceitou e agarrou a oportunidade que o mestre lhe estava dando. Mateus sabia como era visto, sabia que era falho, mas não recusou, afinal Jesus disse:
“Eu não vim para convocar os justos, mas sim, para chamar os pecadores ao arrependimento.” Lucas 5:32
Esse discípulo dedicou sua vida para espalhar a semente do evangelho, para falar dos milagres, do amor e da justiça de cristo por onde ele fosse. Ele escolheu viver por Cristo e morrer para sua vida de pecado.
E o que nós estamos esperando? Jesus nos chama e Ele anseia que aceitemos o seu chamado, pois assim como ele mudou a vida de Mateus, ele pode mudar a nossa. Podemos sair de uma posição de desprezo para uma sociedade, que no reino dos céus, é para honra e gloria de Deus.
Mateus cumpriu a sua trajetória.
Agora a decisão é sua, você irá fazer como Mateus ou irá recusar o chamado do Mestre?
Debora Vitória
Lindo texto
ResponderEliminar