Avançar para o conteúdo principal

Porque e para que?


Porque e para que? 


"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11 



Na vida, enfrentamos desafios diários. Uns parecem ser mais terríveis e difíceis de lidar que outros. Há dias que parece que o sol não vai aparecer e o frio toma conta de toda a nossa vida. 

Todos nós ansiamos por dias melhores, queremos ser felizes e nos incomodamos com os dias ruins. Mas, você já parou pra pensar porque tudo é como é? 

Para o cético radical, a vida não tem sentido e todos estamos aqui num ciclo inevitavelmente destinado (nascer, crescer, alguns irão se reproduzir - envelhecer e morrer), mas será que é isso mesmo? A vida é só isso? O que é a vida? Qual o sentido dela? Para o agnóstico, fomos abandonados aqui, largados a própria sorte. 

Mas e para você? Qual a razão pra tudo isso? 


Na Bíblia, no livro de Isaías, cap 55:10 e 11, lemos: "Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."


Esses versos nos dão a entender que tudo tem um propósito e um sentido para existir. Talvez você esteja se perguntando: "E qual o sentido da dor e do sofrimento?" 


Eu te convido a se perguntar o que significa a fala do apóstolo Paulo: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." Romanos 8:28 


Como o seu sofrimento pode produzir algo bom ? 


Aqui não estou falando em você sentir prazer em sentir dor, mas como a dor e o sofrimento pode trazer algo bom para você?


A dor e o sofrimento não fazem parte do plano original de Deus. Angústia, mágoa, medo, separação, perdas e morte nunca fizeram parte do ideal de Deus para a humanidade, porém, por causa do pecado, o mal passou a dominar neste mundo e agora então todos nós sofremos e temos de por um tempo conviver com esses monstros por um tempo, porém tudo isso pode nos aproximar de Deus e transformar nossa vida em algo bom. Em Isaías 59:2, lemos: "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." Então podemos supor que ao pecar nos afastamos de Deus, e se o pecado não fosse nocivo, não trouxesse consigo uma carga ruim ele permaneceria sendo praticado por nós e continuaríamos nos afastando de Deus mais e mais, e estar longe de Deus é estar sem vida, logo estaríamos caminhando sem rumo para a morte eterna. Então, as dores, as aflições e morte temporal podem ser meios de nos aproximar de Deus e nos tornar mais humanos, uma vez que vemos o quanto a vida neste mundo é vulnerável, nos tornamos mais empáticos, uma vez que existem tantas outras pessoas que a sua maneira estão sofrendo e necessitam de nosso apoio, nos tornamos mais humildes, e por fim deve servir para criar em nós aversão ao pecado, pois o reino do mal é sofrimento e morte e o de Deus é vida em abundância e paz. 


Entretanto, quando nos fechamos e nos distanciamos de Deus, nossa vida se torna vazia e sem motivação. C.S Lewis, em seu livro "Alegria", comenta que a felicidade são pequenos momentos de prazer que logo passa, porém a nossa certeza é que na Nova Jerusalém teremos felicidade eterna, a tristeza não fará mais partes da nossa realidade.

Quão incrível e alegre é saber que tudo isso que vivemos aqui é passageiro não é mesmo?

Cristo nos convida a dia após dia a nos entregar em Suas mãos e desfrutar da paz que só Ele pode nos dar. Que você aceite esse chamado e compartilhe o amor e esperança do nosso Senhor Jesus Cristo a todos em sua volta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun...

PARAFILIAS

E Deus disse: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28 Quando Deus em sua suprema onisciência e bondade decidiu criar a humanidade, Ele não a fez do acaso ou sem um propósito, acima de tudo Deus nos criou para sermos mais semelhantes a Ele e desfrutarmos da benção que é o amor e o relacionamento, a interação.  O inimigo de Deus sempre quis usurpar o trono divino e ter para si a glória e a adoração devidas a Cristo (Isaías 14:12-14). Ao ser expulso do céu, Lúcifer começou um plano de destruição da imagem Divina, ele não se contentou em ter levado à queda uma terça parte dos anjos celestiais, decidiu então tentar a humanidade e deturpar a imagem de Deus nesses seres recém criados. O objetivo de Satanás é destruir na humanidade a imagem de Deus.  Quando paramos para analisar biblicamente a definição Divina para o casamento, a...

Será que o tempo é o senhor da razão?

O que você já ouviu sobre o tempo? Que ele resolve tudo? Que ele não para? Que é o remédio? Que sara feridas? Muitas situações são atribuídas a essa pequenina palavra, que de fato, acaba por representar inúmeros fatos. Mas, vejamos o que a bíblia nos diz sobre isso.   Eclesiastes 3   1. Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.  2. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;  3. tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.  4. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;  5. tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.  6. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar;  7. tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.  8. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.   Se existe...