Porque e para que?
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11
Na vida, enfrentamos desafios diários. Uns parecem ser mais terríveis e difíceis de lidar que outros. Há dias que parece que o sol não vai aparecer e o frio toma conta de toda a nossa vida.
Todos nós ansiamos por dias melhores, queremos ser felizes e nos incomodamos com os dias ruins. Mas, você já parou pra pensar porque tudo é como é?
Para o cético radical, a vida não tem sentido e todos estamos aqui num ciclo inevitavelmente destinado (nascer, crescer, alguns irão se reproduzir - envelhecer e morrer), mas será que é isso mesmo? A vida é só isso? O que é a vida? Qual o sentido dela? Para o agnóstico, fomos abandonados aqui, largados a própria sorte.
Mas e para você? Qual a razão pra tudo isso?
Na Bíblia, no livro de Isaías, cap 55:10 e 11, lemos: "Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."
Esses versos nos dão a entender que tudo tem um propósito e um sentido para existir. Talvez você esteja se perguntando: "E qual o sentido da dor e do sofrimento?"
Eu te convido a se perguntar o que significa a fala do apóstolo Paulo: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." Romanos 8:28
Como o seu sofrimento pode produzir algo bom ?
Aqui não estou falando em você sentir prazer em sentir dor, mas como a dor e o sofrimento pode trazer algo bom para você?
A dor e o sofrimento não fazem parte do plano original de Deus. Angústia, mágoa, medo, separação, perdas e morte nunca fizeram parte do ideal de Deus para a humanidade, porém, por causa do pecado, o mal passou a dominar neste mundo e agora então todos nós sofremos e temos de por um tempo conviver com esses monstros por um tempo, porém tudo isso pode nos aproximar de Deus e transformar nossa vida em algo bom. Em Isaías 59:2, lemos: "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." Então podemos supor que ao pecar nos afastamos de Deus, e se o pecado não fosse nocivo, não trouxesse consigo uma carga ruim ele permaneceria sendo praticado por nós e continuaríamos nos afastando de Deus mais e mais, e estar longe de Deus é estar sem vida, logo estaríamos caminhando sem rumo para a morte eterna. Então, as dores, as aflições e morte temporal podem ser meios de nos aproximar de Deus e nos tornar mais humanos, uma vez que vemos o quanto a vida neste mundo é vulnerável, nos tornamos mais empáticos, uma vez que existem tantas outras pessoas que a sua maneira estão sofrendo e necessitam de nosso apoio, nos tornamos mais humildes, e por fim deve servir para criar em nós aversão ao pecado, pois o reino do mal é sofrimento e morte e o de Deus é vida em abundância e paz.
Entretanto, quando nos fechamos e nos distanciamos de Deus, nossa vida se torna vazia e sem motivação. C.S Lewis, em seu livro "Alegria", comenta que a felicidade são pequenos momentos de prazer que logo passa, porém a nossa certeza é que na Nova Jerusalém teremos felicidade eterna, a tristeza não fará mais partes da nossa realidade.
Quão incrível e alegre é saber que tudo isso que vivemos aqui é passageiro não é mesmo?
Cristo nos convida a dia após dia a nos entregar em Suas mãos e desfrutar da paz que só Ele pode nos dar. Que você aceite esse chamado e compartilhe o amor e esperança do nosso Senhor Jesus Cristo a todos em sua volta.
Comentários
Enviar um comentário