Avançar para o conteúdo principal

O cristão e a política


"Como é feliz a nação

que tem o Senhor como Deus,

o povo que ele escolheu para lhe pertencer!" 

(Salmos 33:12)


  Estamos às vésperas de mais uma eleição presidencial no Brasil. A cada quatro anos, a nação brasileira tem a oportunidade de escolher o seu governante para ser responsável pela gestão do país. Isso ocorre mediante votação popular; esta é permitida pelo regime de governo cuja origem do poder vem do povo: a democracia. Como se sabe, em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política. 


E onde entra o cristão nessa situação toda? 


  O versículo bíblico utilizado no início diz muito sobre o assunto... De fato, como é feliz a nação que teme ao Senhor! Que busca seguir fielmente os seus ensinamentos e preceitos. Que sabiamente decide escolher a melhor opção daquilo que lhe é oferecido. 


  O que infelizmente tem acontecido de maneira grandiosa, é o fato de muitos "cristãos" não estarem respeitando a liberdade de expressão do seu próximo, e além disso, estarem agindo de modo contrário ao que supostamente dizem acreditar. 


  O cristão pode sim falar sobre política, ouvir opiniões, expor a sua, apresentar argumentos, mas sem extrapolar e dar um péssimo testemunho. Inclusive, vale lembrar, que a sociedade olha minuciosamente o seu comportamento e posicionamento durante esse tempo, o que pode ser um fator que traga pessoas para Cristo ou que as afaste completamente. 


  Quanto à escolha pelo candidato para assumir o cargo de autoridade máxima do país, isso irá depender da consciência de cada um. Mas, algumas questões são interessantes para serem abordadas.


• Será que as decisões tomadas nesse período eleitoral, enquanto cristão, condizem com os princípios que você afirma ter?! 

• Quais os motivos dessas escolhas? Será que benefício próprio?! 

• Por que muitas vezes agir de forma extremamente rude com aquele que pensa diferente?



Em Provérbios 28:16 diz o seguinte:


"O governante sem discernimento

aumenta as opressões,

mas os que odeiam o ganho desonesto

prolongarão o seu governo."


  Saiba que não existirá nunca nenhum governante perfeito. Ele é pecador como qualquer ser humano. Ele pode acertar bastante, mas irá errar também. Como disse o provérbio acima, aquele que governa sem discernimento aumenta as opressões. O necessário para o eleitor e o cristão principalmente, é agir com sabedoria e observar bem as propostas e projetos dos candidatos que querem assumir o poder.


  Por fim, peça orientação a Deus para compactuar com o bem. E mesmo que a sua expectativa de vitória seja frustada, tenha a plena consciência de que fez o que era correto enquanto cidadão e enquanto cristão.


 Há um detalhe importante a mencionar: no momento em que as autoridades terrenas confrontarem às ordens divinas, o cristão deve manter sua obediência voltada unicamente a Deus. 


"A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo."

(Filipenses 3:20)
 

Comentários

  1. Parabéns pelas palavras; que possamos buscar os conselhos de Deus, ouvir e colocar em prática o que ele nos manda.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o texto, propício para o momento, que Deus continue te dando sabedoria.,😍😘

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Emanuelly que o Senhor continue te dando sabedoria dos autos céus 👏🏻👏🏻🥰

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun...

PARAFILIAS

E Deus disse: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Gênesis 1:28 Quando Deus em sua suprema onisciência e bondade decidiu criar a humanidade, Ele não a fez do acaso ou sem um propósito, acima de tudo Deus nos criou para sermos mais semelhantes a Ele e desfrutarmos da benção que é o amor e o relacionamento, a interação.  O inimigo de Deus sempre quis usurpar o trono divino e ter para si a glória e a adoração devidas a Cristo (Isaías 14:12-14). Ao ser expulso do céu, Lúcifer começou um plano de destruição da imagem Divina, ele não se contentou em ter levado à queda uma terça parte dos anjos celestiais, decidiu então tentar a humanidade e deturpar a imagem de Deus nesses seres recém criados. O objetivo de Satanás é destruir na humanidade a imagem de Deus.  Quando paramos para analisar biblicamente a definição Divina para o casamento, a...

Sedentos pelo Evangelho do Reino

  "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mateus 24:14)  Na última quinta feira (24), algo um tanto aleatório me aconteceu. Recebi uma mensagem de número desconhecido no WhatsApp, perguntando se eu teria alguma Bíblia para doar. Disse que na minha casa não, mas que poderia conseguir em outro lugar e entregar. Assim o fiz. Isso despertou a minha curiosidade sobre como essa pessoa pôde ter chegado até mim. Já é do meu costume doar Bíblias, gosto bastante; porém, esse fato não era do conhecimento de muitos.  O versículo utilizado no início do texto, diz que o Evangelho será pregado em todo o mundo, e depois virá o fim. Você tem feito a sua parte para que a Mensagem de Deus seja propagada e Ele volte?  Existem inúmeras maneiras de evangelizar. Uma delas é esta bem simples citada no primeiro parágrafo. Pregação não se resume somente a subir em um púlpito e proferir palavras e textos. Também não se re...