Avançar para o conteúdo principal

O sacrifício

 

Hoje o tema não poderia ser outro, certo? Afinal, a Sexta-feira Santa é uma data importante para os cristãos em todo o mundo, marcando a crucificação de Jesus Cristo, que é considerado pelos cristãos como o Filho de Deus. É uma data em que os fiéis cristãos refletem sobre o sacrifício que Jesus fez por eles e pelo mundo inteiro, ao dar sua vida na cruz para salvar a humanidade do pecado e da morte.


Para entender o significado do sacrifício de Jesus, é importante entender o contexto em que ele ocorreu. Jesus foi crucificado pelos romanos, que o consideravam um revolucionário perigoso. No entanto, para os cristãos, sua morte na cruz tem um significado muito mais profundo. Jesus morreu na cruz como um sacrifício pelo pecado da humanidade, tornando-se o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, como afirma o Evangelho de João (João 1:29).


A ideia de que a morte de Jesus foi um sacrifício remonta às tradições judaicas antigas, em que os animais eram sacrificados como expiação pelos pecados do povo. No entanto, como cristãos acreditamos que Jesus foi o sacrifício final, o Cordeiro de Deus que foi morto para redimir a humanidade e trazer a salvação eterna. A Epístola aos Hebreus afirma que "sem derramamento de sangue não há remissão de pecados" (Hebreus 9:22), destacando a importância do sacrifício de Jesus na cruz.


A morte de Jesus na cruz também foi um ato de amor extremo, como afirma o famoso versículo de João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Sua morte foi um ato voluntário de amor, que demonstra a imensidão do amor de Deus pela humanidade.


Além disso, sua morte na cruz tem um impacto profundo em nossas vidas, pois é através da fé em Jesus e em seu sacrifício que podemos ser perdoados por nossos pecados e ter a vida eterna. Como afirma a Epístola aos Romanos, "o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23). A morte de Jesus na cruz é o ponto de partida para a salvação dos cristãos, e sua ressurreição é a prova de que a vida eterna é possível.


O dia de hoje não deve ser um dia de luto, mas sim um dia de esperança. A morte de Jesus na cruz foi um evento terrível, mas sua ressurreição no terceiro dia mostrou que a morte não é o fim. "Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé também é vã" (1 Coríntios 15:13-14). A ressurreição de Jesus é a base da esperança cristã, devendo ser nosso principal pilar quando nos sentimos sujos, fracos e sem esperança. Olhe para cruz, ela está vazia. A cova não contém mais aquele que nela foi morto. Ele vive, e quer ser vida para mim e para você.


Deixe que o dia de hoje seja um lembrete de que o esforço foi por você. Ele se entregou por você. Se aproxime dAquele que tanto te ama, deixe-o preencher e limpar seu coração. A promessa da ressurreição, da vida eterna e de toda herança que há nos Céus é para todos que a aceitarem.

Tenha um dia abençoado e não ouse faltar no Céu!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Meraki e Panta

Meraki   ( μεράκι) é considerada uma das mais belas palavras da língua grega. Significa: “dar parte de si em algo” ou “fazer com a alma”.  Panta  ( τα παντα)  é uma palavra que também vem do grego e significa “tudo" ou “todas as coisas”.  Você deve estar se perguntando onde quero chegar com tudo isso... Ao realizarmos determinada tarefa, colocamos uma parte de nós mesmos naquilo. Se tocamos instrumentos, escrevemos textos, cantamos músicas, pregamos mensagens, deixamos um pouco de essência própria naquilo que fizemos. A palavra que se encaixa neste aspecto é, claramente, Meraki. Um dia, Jesus Cristo deu tudo de Si por cada um de nós. Ao morrer na cruz, entregou-se totalmente por amor aos seus.  Em Isaías 53:5 está escrito:  "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Panta caracteriza a atitude do Messias; Ele concretizou o ato mais lindo que

Quando nos vênus, juro a marte.

  O poeta brasileiro Paulo Leminski tem uma das frases mais conhecidas do universo poético: "Quando nos vênus, juro a marte". A princípio parece só uma frase, um jogo de palavras para dizer que quando grandes amores se encontram, eles se amam intensamente. Contudo, poesia não é algo para se fazer uma análise superficial. Como diz o poeta Frederico García Lorca: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas".  Então o que tem de tão especial? Qual o mistério? Calma!  Para entender melhor vamos voltar para a Grécia antiga. Na mitologia, Marte era o deus da guerra e Vênus a deusa do amor. Então, levando isso em consideração, poderíamos interpretar esse jogo de palavras como: "Quando eu te encontrar, prometo lutar muito por nosso amor".  Além desse, outro detalhe interessante nos é mostrado nessa frase. Vênus é o segundo planeta do sistema solar, já Marte é o quarto. Eles são separados por um planeta chamado Terra, o nosso mun

Carta 4: O Amor Próprio e Solteirice

 Um Caminho de Autodescoberta e Crescimento A "solteirice", muitas vezes, é vista como um estado de transição ou um período de espera até que alguém encontre o amor romântico. No entanto, essa visão limitada ignora a riqueza de oportunidades que ela pode oferecer. O capítulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é conhecido como o "hino ao amor". Refletindo nele encontramos um caminho para desenvolver o amor próprio antes de amar o próximo, abrindo espaço para crescimento pessoal e um melhor relacionamento futuro Paulo descreve as características essenciais do verdadeiro amor, que podemos interpretar não apenas como um guia para relacionamentos românticos, mas também como um convite a nos amar. O amor próprio não é um conceito egoísta ou narcisista. Pelo contrário, trata-se de reconhecer nosso valor intrínseco e nutrir um relacionamento saudável e compassivo conosco. O versículo 4 nos ensina que "o amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso, nã